Revisado: 29/10/2003

Módulo 2

 

  

 

 

 

Programas de TV Propostase Argumentos

 

 

 

Muito bem, você já sabe quem faz o que, e tem uma visão global do processo básico de produção. Neste módulo, vamos começar a detalhar o processo.  

Você pode ter uma idéia bem clara na sua cabeça sobre o que quer comunicar no seu programa. Mas, a menos que você saiba explicá-la para as pessoas que irão ajudá-lo a levantar a produção, a sua idéia irá continuar aí - na sua cabeça.  

Na lista de pessoas "importantes" estão - o produtor o diretor, a equipe de produção, o patrocinador (ou quem irá custear a produção) e não se esqueça do mais importante: o seu público-alvo ! 

Por onde começar? 

  

O Argumento e a Pauta 

A primeira coisa a ser feita é escrever um resumo claro e conciso de suas idéias. Em produções dramáticas, este resumo é chamado de argumento. Em produções não-dramáticas é preparada uma pauta do programa. 
 

Este é um exemplo de proposta de programa para uma TV local. 

O processo de colocar as idéias no papel possibilita uma melhor organização do pensamento e revela lacunas e pontos fracos que devem ser corrigidos, antes que seja tarde demais (ou que alguém lhe faça perguntas sobre detalhes importantes, e você não tenha respostas).

 

 

 

Aprove a Sua Proposta 

A aprovação do argumento lhe dará segurança. Uma vez que todos concordem com o argumento ou proposta do programa, fica mais difícil alguém dizer mais tarde: "Não era nada disso que eu tinha pensado." 

Um argumento tem em média 30 páginas. A pauta de um programa não-dramático se compõe de apenas uma ou duas folhas.  

Nunca é demais lembrar a importância do saber escrever. Eu sei que você já escutou isso muitas vezes. Mas, se você está entre as pessoas que optaram por TV, por que pensou que escaparia dessa?...  

Sinto muito. 

Embora a TV seja uma mídia visual, ela se baseia na palavra escrita. Por isso, a capacidade de escrever corretamente e de comunicar efetivamente as suas idéias são fatores determinantes para o seu sucesso profissional. 

Se você não quiser ficar marcando passo, exercendo funções básicas na TV, você terá de enfrentar esta realidade - e quanto mais cedo, melhor. Saiba que muitos produtores de cinema famosos começaram suas carreiras como escritores. 

Que tal, um dia, ser a pessoa que decide e ter um belo salário?  

Voltando ao assunto... Pautas e argumentos são escritos para apresentar a idéia e obter aprovação sobre o enfoque e direção do programa e podem também ser utilizadas para convencer patrocinadores a bancar os custos de produção.  

  

Desperte o Interesse e a Imaginação 

U ma pauta deve conter os tópicos e assuntos que serão cobertos no programa. No casolaptop.jpg das produções dramáticas, o argumento contará a story-line básica. Também devemos incluir as locações e o elenco e uma descrição de uma ou duas cenas. Em produções não-dramáticas, devemos especificar a duração aproximada dos segmentos e as necessidades básicas da produção. 

Qualquer pessoa que leia a proposta do programa, deve ser capaz de ter uma idéia clara de toda a produção. Se houver alguma discordância, é mais fácil fazer alterações neste estágio, do que depois, quando o roteiro estiver pronto. 

Finalmente, a proposta do programa deve despertar o interesse dos leitores e convencê-los de que a produção será um sucesso. O que nos leva ao próximo módulo... 

Dicas sobre como escrever um argumento

Leitura obrigatória para este módulo 

 


Voltar ao Índice             Próximo módulo


Search For Terms     

Bibliography / Additional Readings                      To TV Production Index

                  

© 1996 - 2002, Ron Whittaker
Tradução Graça Barreiros